Peça é dirigida por Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum
Nascida na pandemia, recriada para o presencial o espetáculo Vovô, peça dirigida por Leno Sacramento, ator do Bando de Teatro Olodum, que propõe um diálogo com a comunidade negra sobre a figura do avô nas relações familiares, muitas vezes marcadas por um distanciamento. Depois de uma temporada em teatros de Salvador, o espetáculo faz suas últimas apresentações Rio.
Projeto aprovado no Circuito SESC RJ fez sucesso com apresentações em Madureira, Ramos, Duque de Caxias, São João do Meriti, São Gonçalo, Niterói, Nova Friburgo e Teresópolis todas as apresentações são gratuitas.
A trama conta com pequenos solos dos atores soteropolitanos Pedro Zaki e Rafa Martins. Em cena, eles acessam memórias nas quais dialogam com seus avós a respeito de seus comportamentos e de suas escolhas.
Vovô é um espetáculo sobre a relação da figura do avô negro em suas famílias. Marcado por um texto impactante que traz à tona fatos como abandono paternal, homofobia, rancor e cuidado, Vovó é um convite ao resgate da ancestralidade, à ressignificação do afeto masculino e ao respeito aos mais velhos.
A peça foi idealizada por Rafa durante a pandemia.
Essa será a primeira viagem de Rafa Martins para fora da Bahia. “Eu estou muito ansioso para ver como o público no Rio recebe o espetáculo. RJ é um estado que tem algumas similaridades com a Bahia, quero muito ver como é que a população preta de lá recebe esse espetáculo”.
Pedro Zaki, ator e co-criador do espetáculo, explica que esse nascimento durante a pandemia foi o que ele classifica como uma última tentativa de se manter fazendo arte durante um período tão duro.
“Estar saindo do estado pela primeira vez para trabalhar com esse espetáculo que significa um absurdo pra mim traz uma sede imensa, a vontade insaciável de ver novos rostos se identificando com esse projeto que faz os nossos corpos pretos pulsarem de agonia, de felicidade, de saudades e principalmente de amor. Vovô busca justamente a humanização e encontro desse afeto com essa figura tão importante para as nossas famílias”, pontua.
Ficha técnica
Direção: Leno Sacramento
Texto e atuação: Pedro Zaki e Rafa Martins
Direção de Produção e Comunicação: Juliana Sousa
Produção Executiva: Rafa Martins
Criação da luz cênica: Robson Poeta
Operação de Luz e som: Danilo Cunha
Assessoria de Imprensa: Vinicius Nascimento
Designer: Luiza Senna
Social Media: Caroline Vilas Boas
Realização: Pé de Erê Produções
Serviço:
Espetáculo : Vovô
Cidade: Nova Friburgo
Data: 26 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 20 h
Local: SESC Nova Friburgo
Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro, Nova Friburgo – RJ
Telefone: (21) 4020-2101
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos
Espetáculo : Vovô
Cidade: Teresópolis
Data: 27 de novembro de 2022 (Domingo)
Horário: 19 h
Local: SESC Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ,
Telefone : (21) 4020-2101
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos