Por Fabiana Ribeiro
” Parem de nos matar” é a voz que ecoa nas manifestações contra os corpos negros que tombaram vitimados pelo racismo. O povo negro é a maior vítima de Covid-19 e preferencialmente o alvo da balas da polícia.
O Ato ” Vidas Negras Importam” aconteceu no último domingo (07/06) no Largo do Rosário, centro de Campinas, SP. Cerca de 200 pessoas se reuniram na praça que é um marco das manifestações na cidade. O ato foi pacífico em um certo momento, por volta das 16h o comando da PM chegou a tentar intervir mas a organização do ato fez a interlocução avisando do término às 16h.
Os coletivos organizadores da manifestação ” Vidas Negras Importam” recomendaram que todos os participantes estivessem de máscara protetora, e mantivessem a distância recomendada de 2 metros por pessoa e fossem abastecidos de álcool em gel.
O ato vem de encontro a sensibilização de uma grande mobilização mundial na luta antirracista desencadeada pela morte do afro americano George Floyd assassinado por um policial branco nos EUA. O Floyd vítima da brutalidade policial morreu asfixiado pela pressão do joelho do policial sob seu pescoço.
Em Campinas, os manifestantes lembraram outras vítimas do sistema racista; Jordy Moura Silva que morreu após levar um tiro de um guarda municipal no bairro Reforma Agrária, o adolescente de 15 anos que participava de um racha de motocicletas junto a amigos. Também foram lembradas as mortes da vereadora negra do Rio de Janeiro, Marielle Franco, em 2018, e a do menino Miguel Otávio que caiu de um prédio de luxo no Recife ao tentar ir atrás da mãe que é faxineira e passeava com o cachorro da patroa. Sarí Corte Real, primeira-dama de Tamandaré (PE) e patroa da mãe de Miguel apertou um botão do elevador que o levou à um andar superior ao que morava e liberou a porta do equipamento com a criança sozinha dentro dele.
O ato teve falas pontuais contra o racismo e a política genocida de extermínio do povo negro. Vários cartazes apoiavam a luta antirracista e antifascista e era comum o “ Fora Bolsonaro” ordenando a saída de Jair Bolsonaro da presidência.
Amiga e grande Mulher, defensora da cultura da democracia
Jornalista Livre, Fotógrafa e Moradora de Campinas
Créditos – todas as imagens e texto são de Fabiana Ribeiro , gentilmente em colaboração cedidas para a matéria ” Vidas Pretas Importam” da imprensa preta news.