A Casa de Cultura Fazenda Roseira com seu casarão histórico do século XIX construído de pau a pique é uma referência de patrimônio material e imaterial da cultura negra da cidade Campinas que hoje é cuidada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Conduzida por mulheres negras, a fazenda há mais de uma década realiza projetos para recuperação e preservação da memória e da cultura afro-brasileira, que tem marcas profundas na história da cidade.
Durante esses anos a comunidade vem desenvolvendo ações de turismo afro-cultural sobre patrimônio imaterial do Jongo, educação étnico-racial e cosmovisão ambiental recebendo escolas da região, universidades, grupos culturais e turistas. A fazenda, no entanto, vem encontrando desafios permanentes em manter e preservar o espaço da casa, além de sofrer com furtos, incêndios na região e ser alvo da especulação imobiliária. Para superar esses desafios estamos ampliando o nosso programa de Turismo Cultural através desta campanha de financiamento coletivo.
O proposito desse projeto é fortalecer a iniciativa dos Roteiro Afro para gerar mais autonomia e sustentabilidade para a as ações de preservação realizadas pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro e também melhor a acessibilidade de pessoas com deficinecia e mobilidade reduzida aos conteudos do Centro de Referencia do Jongo.
As ações financiadas por essa campanha são:
– Melhorias na acessibilidade do espaço com instalação de totens em braile, rampa de acesso de acordo com as normas técnicas e sistema de sonorização para audiodescrição da exposição.
– Criação de um portal do programa de Turismo Afro-Cultural da Fazenda Roseira com conteudos digitais sobre as atividades e sistema para agendamentos.
– Realização de 3 Roteiros Afro estratégicos para ampliar o nosso publico.
Ajude e participe https://benfeitoria.com/fazendaroseira