No mês dedicado a prevenção ao suicídio, conversar ainda é a melhor solução.
Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio.
No Brasil essa campanha teve início em 2015 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o suicídio, e quais são os sinais de alerta e como evitar o seu acontecimento.
A população negra é uma das mais atingidas principalmente entre jovens e adolescentes assim como homens, pessoas com pouca escolaridade, idosos, adultos, população indígenas.Os números da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde são preocupantes, pois indicam uma elevação de 43 % no país de 2010 a 2019, de 9.454 casos de suicídio para 13.523.
Muitos fatores podem levar a um estado de depressão e consequentemente ao suicídio são eles, estilo de vida estressante uso excessivo de álcool e drogas, frustrações, luto por perda de pessoas próximas e doenças crônicas.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, que mostra que esses números são preocupantes pois mata mais Brasileiros do que doenças como AIDS e o Câncer. Apesar de ainda ser tratado como um tabu e por muitas vezes ser uma série de fatores complexos, os sociais e culturais se destacam mesmo sendo aliados por fatores psicológicos e biológicos.
Dados da OMS(Organização Mundial da Saúde), demostra que as taxas no mundo tiveram uma diminuição, mais em contra partida um crescimento nas Américas chegando a uma taxa de 17% de crescimento. Pra se ter uma ideia entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta causa de morte, perdendo apenas para os acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Fique atento sempre as mudanças de comportamento individuais, que possam trazer prejuízos nas atividades diárias.
Mudanças na rotina do sono (insônia ou alteração de horários para dormir e acordar);
Isolamento da família e do contato social de forma repentina;
Comentários como “eu prefiro morrer do que passar por isso”;
Uso de roupas de mangas longas, mesmo quando está calor, comportamento que pode indicar marcas de automutilação nos braços ou antebraços;
Diminuição do rendimento escolar.
As principais causas associadas ao suicídio em negros são:
a) o não lugar,
b) ausência de sentimento de pertença,
c) sentimento de inferioridade,
d) rejeição,
e) negligência,
f) maus-tratos,
g abuso,
h) violência,
i) inadequação,
j) inadaptação,
k) sentimento de incapacidade,
l solidão,
m) isolamento social.
Outros fatores relacionados:
a não aceitação da identidade racial, sexual e afetiva, de gênero e de classe social.
Você pode obter maiores informações na pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília nesse link
About Post Author
Eddie Junior
About Post Author
Eddie Junior
Radialista à 20 anos na Região Metropolitana de Campinas , Jornalista