A data instituída em 2017 visa amenizar o preconceito e inserir estas pessoas na sociedade.
Sancionada em 26 de dezembro de 2017, Lei nº 13.585/2.017, instituiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla comemorada entre 21 e 28 de agosto. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.
Deficiência é um desenvolvimento aquém em termos globais e específicos, ou déficit intelectual, físico, visual, auditivo ou múltiplo. Já a síndrome é o conjunto de sinais ou sintomas que acrescidos, evidenciam uma condição particular, como é o caso da Síndrome de Down.
Pouco conhecida para a maioria da população, a lei tem como objetivo amenizar o preconceito e aumentar a inserção da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla à sociedade por meio de medidas inclusivas e, desenvolvimento de conteúdos informativos sobre as necessidades específicas da organização social bem como de políticas públicas para esta parcela de brasileiros. A inclusão social tem como essência a equiparação de oportunidades, a interação de pessoas com e sem deficiência com pleno acesso aos recursos da sociedade, lembrando que uma sociedade inclusiva possui um compromisso com as minorias, não apenas com pessoas portadoras de deficiência.
Aumentar o acesso ao transporte público, em especial às pessoas residentes em bairros e comunidades; estimular o conhecimento sobre os serviços públicos e informações sobre suas funcionalidades, assim como, aumentar o espaço de comunicação para que estas pessoas possam informar suas necessidades básicas, são algumas das melhorias na vida do deficiente.
O avanço tecnológico possibilitou mais autonomia para muitas pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A tecnologia não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos, também criou equipamentos para as pessoas com deficiência física e motora; tornou mais fácil e agradável a vida de todos, em especial, os que possuem algum tipo de necessidade.
Uma das principais doenças deste grupo é o Autismo que afeta aproximadamente, um em cada 68 indivíduos. De acordo com estudos realizados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, fatores genéticos são as principais causas e origem do Autismo, apesar de fatores como bebês prematuros, infecções virais entre outros fatores contribuírem para o surgimento da doença.